Convênio assegura liberação de recursos para obras em Salvador

Salvador vai receber investimentos federais na área de infraestrutura que beneficiarão as famílias que residem nas imediações do Canal do Trobogy, na Paralela, além dos bairros do Bonfim, Boa Viagem e Massaranduba, na Cidade Baixa. A capital baiana foi uma das dez cidades da Bahia beneficiadas com a assinatura do convênio com o Ministério das Cidades que destina mais de R$600 milhões para infraestrutura dos municípios.

A assinatura do convênio foi realizada no dia seis de julho,  com as presenças do prefeito ACM Neto, do governador Rui Costa, dos ministros das Cidades, Gilberto Kassab, e de Integração Nacional, Gilberto Occhi, e demais autoridades.

No caso do Canal do Trobogy, as obras contemplam requalificação e dragagem da bacia do Alto e Baixo Trobogy, com contrapartida municipal de R$30 milhões, de um total de R$ 164 milhões. Já na Cidade Baixa, serão aplicados R$100 milhões para drenagem e pavimentação da região. O prefeito ACM Neto destacou as melhorias realizadas pela Prefeitura na cidade, principalmente na região do Trobogy, a exemplo da construção do pontilhão da Avenida Paralela em frente ao shopping, a regularização dos títulos de posse dos terrenos no Bairro da Paz e a pavimentação em diversas ruas do bairro.

O prefeito também ressaltou que, desde o período das fortes chuvas na cidade, iniciadas em abril, 3.600 famílias já receberam auxílio-moradia e cerca de 1.200 foram beneficiadas com o auxílio-emergência. “Por isso, venho aqui reforçar o pedido de apoio conjunto e somatório de forças das esferas estadual e federal para auxiliar as vítimas das chuvas na nossa cidade”, salientou.

O prefeito também chamou a atenção do ministro das Cidades para a urgência na liberação da assinatura do convênio com a Caixa Econômica, já autorizada pela presidente Dilma Rousseff, para a construção do BRT que ligará a Estação da Lapa à região do Shopping da Bahia. “A Prefeitura vai iniciar as obras com recursos próprios, mas aguardamos o aporte federal para acelerar a intervenção, em conjunto com as ações de mobilidade realizadas pelo governo do Estado, melhorar a mobilidade para os cidadãos de Salvador”, complementou.

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, respondeu que em breve o BRT de Salvador será uma realidade, e salientou todo o trabalho realizado pelo governo federal no sentido de estar ao lado dos municípios na realização de ações em prol da população. “São investimentos que contam com apoio da equipe econômica para melhorar a infraestrutura e a mobilidade nas cidades, além de ajudar a gerar empregos nas regiões. Parabenizo aos prefeitos pela conquista”, finalizou.