Orla do Rio Vermelho fica pronta em 2016

Os apreciadores da festa de Iemanjá podem ficar tranquilos, pois as obras do primeiro e segundo trechos da orla do Rio Vermelho serão inauguradas até o final de janeiro, não comprometendo a entrega do presente à rainha do mar. Para a execução da obra de requalificação do bairro mais tradicional e boêmio de Salvador, a Prefeitura dividiu o bairro em cinco trechos. A exemplo das demais obras da orla – Barra, Jardim de Alah, Piatã, Itapuã, Tubarão – a coordenação da obra do Rio Vermelho está a cargo da Superintendência de Obras da Capital- SUCOP.

A obra do Rio Vermelho inclui a reforma do Mercado do Peixe e entorno, que já está em execução e será integrado ao projeto da orla do bairro, além da entrega de mais quatro trechos do litoral completamente requalificados pela administração municipal no segundo semestre deste ano: Jardim de Alah, Ribeira, Itapuã e Piatã. Com o início das obras no Rio Vermelho, a Prefeitura chega a 12 trechos de orla que estão recuperados ou em requalificação. Dentre os já concluídos estão os da Boca do Rio, São Tomé de Paripe, Tubarão e Barra. Para a Prefeitura, todas as ações na orla visam a dinamização da economia e maior movimentação do turismo.

Como o Rio Vermelho é um importante canal de passagem de tráfego e ligação entre bairros, as obras estão sendo executadas em três trechos para aliviar o impacto na rotina dos moradores, visitantes e comerciantes. O primeiro trecho, numa extensão de 365 metros e área de 16.328,14m2, engloba o estacionamento do Largo da Mariquita, a cobertura do canal, a calçada da Igreja de Santana ao Sesi, o entorno da Casa de Yemanjá e as ruas João Gomes e Professora Almerinda Dutra e Largo de Santana. As intervenções envolvem recomposição do piso asfáltico, da drenagem, execução de novas calçadas em concreto e requalificação do Largo de Santana.

No segundo trecho, com extensão de 638m e área de 16.296,19m2, as obras englobam as ruas Guedes Cabral e Borges dos Reis, no estacionamento do Largo de Santana, Praça Colombo e Largo da Mariquita. O piso é em blocos de concreto intertravado, execução de valas técnicas, recuperação de drenagem e construção de novas calçadas em concreto.

O mesmo tipo de intervenção está sendo feita nos 638 metros de extensão e área de 16.296,19m2 do terceiro trecho, nas ruas da Paciência e Avenida Oceânica. Ficarão para as próximas etapas os trechos quarto e quinto, que englobam as intervenções na Praça Brigadeiro Faria e as ruas Oswaldo Cruz, Odilom Santos, Marquês de Monte Santo, Do Meio, do Barro Vermelho, Fonte do Boi e a Travessa Basílio de Magalhães.

O projeto prevê também a preparação de rede subterrânea para a transferência de redes aéreas, eliminando posteamento  (à exceção dos postes com luminárias), diminuindo assim a poluição visual do bairro. A iluminação será feita a partir de luminárias em LED, inclusive com refletores voltados para praia e será dividida em potências que variam de acordo com o uso da área.