Prefeitura devolve à Ribeira uma Beira-mar bonita e tranquila

Depois de anos de espera, os moradores da avenida Beira Mar, na Ribeira, voltarão a ter a tranqüilidade e o prazer de morar em um dos locais mais pitorescos de Salvador. Isso porque, a administração ACM Neto, no intuito de resgatar tão importante sitio da cidade, colocou em prática o projeto urbanístico idealizado pela Fundação Mario Leal Ferreira e que foi administrada pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop). A obra teve o custo de R$2.980.000,00 e foi executada com recursos próprios.

A obra da avenida Beira-Mar consistiu na requalificação do trecho que vai do Bogari à praça do Divino, onde foi construída nova praça. A antiga pavimentação foi substituída por nova pavimentação com blocos coloridos de concreto intertravado. A nova pista traduz-se num espaço compartilhado onde carros e pedestres dividirão o espaço de forma harmônica. A idéia foi transformar a via num grande calçadão, pois a filosofia do projeto era fazer o motorista sentir que a pista não é exclusiva dele, tanto que não há mais distinção de calçada e passeio, ficando tudo no mesmo nível.

A nova avenida Beira Mar conta com equipamentos de ginástica, áreas de lazer, bancos de jardim, alvenaria de contenção, sinalização tátil para portadores de deficiência visual, rampas para cadeirantes, faixa elevada para travessia, telefones públicos sinalizados, enfim, foram cumpridas todas as exigências previstas em normas de acessibilidade. O local de estacionamento foi implantado em blocos vazados de concreto, para que entre eles fosse plantada grama, permitindo a permeabilidade do solo.

A grande novidade foi a implantação da vala única, utilizada nos grandes centros, que consiste na retirada de toda a fiação aérea existente no local e implantação de uma vala subterrânea por onde correm os dutos e cabeamentos das concessionárias como Coelba, Embasa, Intelig, Oi, Bahiagás, entre outras.

E depois da avenida reformada, os moradores e frequentadores podem rever agora uma Beira Mar de até final da década de 70, quando a Ribeira mais parecia um bairro do interior, em que se podia passear a pé e apreciar tranquilamente o por do sol.