Programa Morar Melhor renova a qualidade de vida dos baianos

Com o objetivo de reformar imóveis situados em áreas carentes, dando mais dignidade e qualidade de vida à população, o Morar Melhor, programa criado em junho deste ano pela Prefeitura Municipal de Salvador, com ação supervisionada pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas (SUCOP), visa reformar 100 mil casas de 160 bairros da cidade, no prazo de cinco anos.

Com investimento de R$ 500 milhões, o programa já cadastrou 11.391 moradias que aguardam o inicio das obras dos imóveis. Até o momento, 16 bairros foram beneficiados, entre esses estão Nova constituinte, Bairro da paz, Liberdade, Calabar, Novo Marotinho, Sussuarana e Luís Anselmo. O bairro da Liberdade foi primeiro a ser autorizado oficialmente para dar início ao programa.

Cada morador pode escolher três intervenções no orçamento total de R$ 5 mil, que inclui revestimento (reboco) e pintura das paredes, esquadria (portas e janelas), conjunto sanitário e telhado ecológico ou de cerâmica. Para participar do programa, a prefeitura criou dois critérios que são levados em conta através do ranking das áreas com maior prioridade: a carência do bairro (dados colhidos pelo IBGE 2010) e a precariedade habitacional.

No item carência do bairro, quatro características são avaliadas como maior número de domicílios com alvenaria sem revestimento, maior número de pessoas abaixo da linha da pobreza (com renda per capita abaixo de R$70), maior densidade habitacional e maior número de mulheres chefes de famílias, além residências com idosos, constatada através da avaliação em campo.

Os imóveis que se encontram em situação de risco não entram no programa, pois outras providências serão tomadas, como por exemplo, 400 novas moradias do loteamento Lagoa da Paixão, pelo ‘Minha Casa, Minha Vida’ e de outros programas habitacionais que serão implementados na região da San Martin.

Os próximos contemplados pelo Morar Melhor serão dos bairros de Alto das Pombas, Luís Anselmo, Boca do Rio e Itapuã, sendo que os bairros da Boca do rio e Luís Anselmo já receberam a ordem de serviço para serem iniciadas as obras. O prefeito ACM Neto autorizou em Luís Anselmo 25 residências que serão beneficiadas, além da ordem de serviço para a cobertura do Canal do Churupita.