Prefeitura conclui obras de contenção no Retiro

Na manhã desta terça-feira (22), o prefeito ACM Neto entregou as obras de contenção das encostas da Rua da Carmosina e do Beco do Jiló, no bairro do Retiro, realizando um sonho de 25 anos dos moradores dessas duas localidades. Estiveram presentes o secretário de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), Paulo Fontana, o superintendente de Obras Públicas (Sucop), Almir Melo e demais autoridades.

A Sucop coordenou os trabalhos, que tiveram duração de aproximadamente um ano, com investimento de R$1,7 milhão e 1,2 mil m² de encostas. A ação faz parte da programação do aniversário de 467 anos de Salvador. Segundo o prefeito, desde 2013, a prefeitura tem reforçado as ações de prevenção quanto aos riscos relacionados à chuva.

A Operação Chuva está realizando uma série de iniciativas para enfrentar o período chuvoso na capital baiana. As ações preparatórias foram iniciadas no fim de fevereiro, com a formação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil nas localidades de risco, capacitação de líderes comunitários, convocação de voluntários e investimentos em tecnologia, como a implantação do Sistema de Alerta e Alarme.

Campanhas de conscientização aos cidadãos estão sendo feitas para que possam depositar o lixo nos locais devidamente sinalizados, além de alertar os moradores quanto às casas em situação de risco.

“A Prefeitura está com dificuldades em avançar com as obras de encostas que foram prometidas pelo governo federal e que até agora não tiveram recursos liberados, por conta da burocracia, das exigências e agora da restrição orçamentária. No entanto, estamos tentando enfrentar tudo isso com realização de obras e concessão do Aluguel Social, que tem beneficiado 5 mil famílias”, ressaltou o prefeito, ao falar sobre desafios enfrentados na realização dessas obras.