Sucop entrega nova Luiz Maria para população

Com a reinauguração pelo prefeito ACM Neto da rua Luiz Maria, que foi totalmente requalificada, inclusive com duplicação da pista, os motoristas dos cerca de 40 mil veículos que trafegam diariamente na região da Baixa do Fiscal contam agora com maior fluidez, além de se verem livres dos tradicionais alagamentos em época de chuva. Além do prefeito, esteve presente na solenidade o superintendente da Sucop, Almir Melo, dentre outras autoridades municipais.

Importante via de ligação entre o subúrbio ferroviário e o centro da cidade, a Luiz Maria foi requalificada pela Prefeitura do Salvador, através da Superintendência de Obras Públicas –Sucop- com investimento de R$10,5 milhões, dos quais R$5,36 milhões apenas na pavimentação. Além dos serviços de drenagem e pavimentação, a nova via teve um projeto paisagístico, com o plantio de 125 árvores – entre ipês rosa e roxo, aroeiras e algodoeiros de praias, além de palmeiras – distribuídas nas duas laterais da pista e no canteiro central, assim como forração de grama em toda sua extensão.

O terreno, que era composto por lama e lixo, além de ter problema com o refluxo da maré na saída do canal da Suburbana, localizado na Enseada dos Tainheiros, sofria constantes alagamentos no período chuvoso. Para resolver o problema, foi construído um canal de 520 metros de extensão, sendo 230 deles cobertos e uma implantação de microdrenagem em toda a via.

A nova Luiz Maria foi requalificada em oito meses e conta agora com duas pistas, cada uma com 460 metros de extensão e sete metros de largura, em piso intertravado de blocos de concreto, o que vai possibilitar maior durabilidade e escoamento da água. Os passeios são de concreto com piso tátil, com dois metros de largura. A nova via conta ainda com nova baia para ônibus e ciclovia com pouco mais de 2,4 metros de largura.

Para que a duplicação da rua fosse realizada, a antiga Feira do Curtume foi retirada do local e um novo projeto está sendo realizado para a região. A nova feira receberá ordenamento e será ocupada principalmente pelos antigos comerciantes.

A iluminação foi totalmente revitalizada, com a instalação de novos postes que possuem lâmpadas de LED, semelhantes aos principais pontos da cidade, como avenida Suburbana e orla marítima, ressaltando a beleza da região.