Prefeitura entrega Parque da Cidade totalmente recuperado

Depois de 15 anos sem qualquer reforma, o Parque da Cidade Joventino Silva será entregue à população neste sábado (4 de junho) totalmente requalificado e dotado de equipamentos modernos para prática de esporte e lazer. O prefeito ACM Neto abre oficialmente a solenidade de reabertura a partir das 9 horas, quando percorrerá o parque e enterrará duas capsulas do tempo fabricadas em PVC, ambas com desenhos e pedidos de crianças de escolas públicas do município. A primeira cápsula será aberta em 2030, ano em que a ONU definiu como prazo para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). E a segunda em 2049, quando Salvador vai completar 500 anos.

As obras de reforma do espaço, que foram administradas pela Superintendência de Obras Públicas – Sucop- custaram R$ 14 milhões, dos quais R$ 5 milhões de investimento da Petrobrás. Essa obra, comentou o superintendente da autarquia, Almir Melo Jr., vem se juntar às inúmeras obras de tal magnitude, a exemplo das  orlas da Barra, Rio Vermelho, Piatã, Itapuã, São Tomé de Paripe, Itacaranha, construção de mercados municipais, de quadras de esporte, requalificação de vias e contenção de encostas, realizadas pela administração ACM Neto, demonstrando a preocupação com a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de Salvador.

A solenidade de inauguração acontece às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no domingo (05), quando o parque terá uma programação especial e atrações como o cantor Saulo Fernandes (acesse www.parquedacidade.salvador.ba.gov.br para saber tudo). A reforma do parque, que tem 70 hectares de reserva de Mata Atlântica e restinga, visa prioritariamente integrá-lo à comunidade em volta. A concepção buscou estimular as diferentes formas de utilização do equipamento, com atividades físicas, jogos, e também como extensão das escolas, viabilizando programas educacionais no local e ações desenvolvidas pela ONG Parque Social, que fica dentro da área verde. Tudo isso com a presença de uma base da Guarda Municipal funcionando em regime de 24 horas e novo sistema de iluminação em LED, aumentando a segurança.

Dentre as novidades, estão a reforma e duplicação da capacidade do anfiteatro Dorival Caymmi, a instalação de um parque de skate completo – estruturado para receber competições internacionais – ciclovia, área infantil, praça de ginástica, espaço para a prática de Slackline, de esculturas e artesanato para os idosos. Merece destaque também, o novo gradil, com motivos artísticos, em ferro aço corten, que dá melhor visibilidade ao parque. O novo gradil transparente também substitui o muro de concreto que separava o equipamento do bairro da Santa Cruz. A estátua do filósofo e pensador Confúcio, doada a Salvador pela província chinesa de Shandong, em 2004, ganhou uma nova localização, numa praça de contemplação.

História

Parque da Cidade Joventino Silva, popularmente conhecido como Parque da Cidade, está localizado no bairro da Pituba, próximo aos bairros de Santa Cruz , Itaigara  e Nordeste de Amaralina. É gerido pela Prefeitura, bem como o Horto da Sagrada Família, o Jardim Botânico de Salvador, o Parque São Bartolomeu e o Parque das Dunas.

Antigamente, o território do parque pertencia a Manoel Dias da Silva, que deixou de herança para Joventino Pereira da Silva, e fazia parte da antiga Fazenda Pituba.

Na década de 1970, Joventino Silva doou à Prefeitura a área do Parque, com cerca de 1,4 milhão m², por causa da  urbanização que acontecia no bairro da Pituba. Então em 30 de outubro de 1973, foi criado através do Decreto Municipal nº 4.522 o Parque da Cidade Joventino Silva, que foi inaugurado somente em 1975, pelo então prefeito Clériston Andrade, durante o governo de Antônio Carlos Magalhães.

Depois de várias intervenções feitas pela Prefeitura Municipal do Salvador, em parceria com a  Petrobrás, o Parque da Cidade foi completamente reurbanizado e entregue à população em 12 de outubro de 2001, pelo prefeito Antônio Imbassahy com a presença do senador Antônio Carlos Magalhães. Essa foi a última reforma realizada no Parque.