Obra da Guerreira Zeferina fica pronta em 2018

A obra de requalificação na comunidade Guerreira Zeferina, mais conhecida como Cidade de Plástico, está dentro do cronograma, devendo estar concluída em 2018. Desenvolvido para atender as famílias hoje residentes na área em situação de extrema precariedade, o projeto é localizado no bairro de Periperi e consiste na construção de um conjunto habitacional com 10 blocos, numa área de 21 mil metros quadrados.

Com um nome que causa bastante curiosidade, a comunidade ficou conhecida como Cidade de Plástico em função do material que era utilizado para levantar algumas “moradias”, como lonas e garrafas pet. Todos esses barracos foram demolidos para dar lugar às novas habitações e os moradores recebem da Prefeitura Aluguel Social enquanto durar a intervenção. A obra de requalificação custará em torno de R$17 milhões e foi iniciada em 04 de julho de 2016.

O sitio em que o projeto está sendo implantado situa-se entre a baía de Todos os Santos e a linha férrea. Tal configuração emoldura o conjunto habitacional com destaque para o mar da baía como pano de fundo, com seus atributos naturais e paisagísticos.

São ao todo 257 unidades habitacionais distribuídas em edifícios de dois e quatro pavimentos, com três tipologias diferenciadas, algumas das quais que comportam de dois e três quartos e outros com apartamentos de dois quartos, sendo reservados em uma das tipologias, apartamentos para pessoas portadoras de necessidades especiais.

É um projeto que distribui de forma equilibrada os espaços pavimentados e espaços verdes de modo a criar ambientes ajardinados e sombreados e permitir que os percursos pelas áreas pavimentadas sejam agradáveis, Como não está prevista a circulação de veículos motorizados pelas calçadas, os caminhos e pátios se colocam como espaços de encontro de convivência dos moradores.