Piscina Olímpica Municipal ficará pronta em abril

Até abril desse ano, Salvador terá a primeira piscina olímpica municipal, que está sendo instalada na praça Wilson Lins, na Pituba. A obra, que está sob a supervisão da Superintendência de Obras Públicas – Sucop – foi dividida em duas fases. A primeira fase inclui terraplenagem, casa de máquinas, revestimento e montagem da piscina. No momento está sendo instalada a armadura de aço e até o dia 14 será concluída a concretagem, para a montagem da piscina. A partir daí será concluído o deck e instalada a casa de máquinas.

Trata-se de um investimento de R$ 1,2 milhão e se insere em um grande projeto de requalificação da praça Wilson Lins, que será integrada à piscina e à praça Nossa Senhora da Luz, com piso intertravado.  Além de contar com toda estrutura aquática, o espaço terá área de pedestre, estacionamento, ciclovia, escultura, anfiteatro, posto de salva-vidas, sanitários, canteiros, jardins, além de deck.

O Centro Aquático é mais uma iniciativa da Prefeitura, para colocar Salvador em um novo patamar no que se refere a esportes de alto rendimento. O objetivo, como explicou o Prefeito ACM Neto é estimular a formação de atletas profissionais. “Começamos a primeira gestão reformando quadras e campos. Continuamos estimulando a prática de esportes nos bairros, mas hoje também podemos olhar equipamentos de alto rendimento com uma visão mais profissional para a descoberta de talentos como Edvaldo Valério”, que é o padrinho do projeto.

A piscina terá aproximadamente 1,1 mil metros cúbicos, divididos em 25cmx50m e dois metros de profundidade. Ela é um legado das Olimpíadas do Rio de 2016, doada pelo Ministério dos Esportes após o término das competições. Salvador é uma das quatro cidades contempladas com esse tipo de doação.

A Prefeitura firmou parceria com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos, através da qual 2.500 crianças e adolescentes serão beneficiados pelo centro aquático, anualmente. Outras faixas etárias também serão atendidas, sobretudo da terceira idade, em aulas complementares, como hidroginástica. Durante as práticas esportivas os alunos serão observados e os que tiverem bom desempenho, poderão passar por treinamento e vir até a representar a cidade na disputa de torneios.