Requalificação da Almeida Brandão dá nova vida ao subúrbio

Após a inauguração pelo prefeito ACM Neto, ainda nesse janeiro, a rua Almeida Brandão, localizada no subúrbio ferroviário, poderá ser incluída no roteiro turístico de Salvador. Isso porque, depois das obras de requalificação realizadas pela Prefeitura do Salvador, através da Superintendência de Obras Públicas – Sucop – essa via, situada entre os bairros de Itacaranha e Plataforma, adquiriu belo visual, emoldurando a baía de Todos os Santos.

As obras da rua Almeida Brandão fazem parte do projeto de requalificação e urbanização promovido pela Prefeitura e tiveram investimento de R$ 9,484 milhões com recursos municipais. O conjunto de obras engloba a construção de um novo sistema de drenagem, pavimentação em piso intertravado – o mesmo implantado na Barra, Rio Vermelho e São Tomé de Paripe – e em asfalto. Além disso, contenções em alvenaria de pedra foram feitas em alguns trechos da rua.

A requalificação da Almeida Brandão adquire maior dimensão, quando se verifica que há mais de três décadas o local não recebia qualquer intervenção do poder público. Seu Celso, aposentado e morador do bairro há 20 anos, disse que nunca viu qualquer obra sendo feita na localidade “Nunca tinha visto uma obra aqui. Obra zero. Eu comprei essa casa, com esperança de uma grande reforma no local e nunca iria imaginar que levaria 20 anos na lama. Mas nunca perdi a esperança, tanto que sempre compareci às reuniões que eram feitas por outras administrações, na esperança de que um dia meu sonho se realizasse”, contou.

Dona Adriana, que mantém um mercadinho de frutas no local, informou que a população já estava descrente de promessas, que nunca foram cumpridas. “Os prefeitos anteriores só faziam reuniões, dizendo que iam pavimentar a rua, mas não passava de promessa”, comentou a moradora. Ela, como seu Celso, está feliz com a reforma da Almeida Brandão, assim como toda a comunidade que habita no local.

Além das obras de drenagem e pavimentação, o projeto inclui ainda cinco locais de convivência denominados “recantos”, que contam com parques infantis, equipamentos para ginástica, bancos e mesa de jogos, dando alternativas de lazer para a população. E nas áreas mais baixas da rua, foram implantados bancos para que a população contemple a baía.