Foto reprodução: Correio 24h
A partir de agosto desse ano, os baianos e os milhares de turistas que aqui vêm conhecer as belezas da cidade de todos os santos, vão ter mais prazer em apreciar o por do sol da Ponta de Humaitá. Considerada um dos pontos turísticos mais belos de Salvador, ela está sendo totalmente requalificada pela Prefeitura. A obras estão a cargo da Superintendência de Obras Públicas – Sucop – e deverão estar concluídas dentro de 90 dias.
Com investimento de pouco mais de R$600 mil, as intervenções envolvem recuperação e pavimentação de toda a área, melhoria do estacionamento, construção de nova quadra esportiva em substituição à atual, recomposição do gramado e dos passeios. Estão previstas a remoção do módulo de bilhetagem, por estar em desacordo com o paisagismo local – e melhorias da área de contemplação do por do sol.
Por ser uma área de extrema beleza natural e tombada pelo Iphan, o projeto de requalificação precisou ser ao mesmo tempo simples e cuidadoso com o grande impacto a partir da valorização do patrimônio histórico e geográfico do local. As obras irão envolver uma área de 12 mil metros quadrados.
Na área mais próxima ao Parque Regional de Manutenção da 6ª. Região Militar, estão previstas a recuperação da quadra, implantação de sanitários e áreas destinadas a uma roda de capoeira e de contemplação. O projeto inclui ainda recuperação de pisos do entorno da Igreja de Monte Serrat, instalação de rampas para cadeirantes, colocação de guarda-corpo ao logo da balaustrada e instalação de mobiliário urbano. O píer instalado na área está fora do projeto, porque implicaria na inclusão de aspectos náuticos e manifestações da Marinha, fugindo ao escopo inicial da intervenção urbanística.