Nova Orla de Ondina: bem-estar, conforto e beleza

Após a requalificação promovida pela Prefeitura de Salvador, quem passa pela Avenida Oceânica, no trecho entre o restaurante Sukiyaki, no Rio Vermelho, e a Praça Bahia do Sol, em Ondina, já sente um clima diferente de bem-estar, conforto e beleza. Conforme noticiado anteriormente, a entrega da primeira etapa das intervenções ocorreu nesta segunda-feira (25), na própria praça, com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, e demais autoridades. O projeto urbanístico foi desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e a obra executada pela Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop), órgão vinculado à Seinfra.

O prefeito destacou o esforço empenhado pela atual gestão municipal para promover a requalificação da Orla da capital, que hoje oferece uma nova forma de utilização dos espaços públicos às pessoas. “Foi muito esforço para concluirmos essa primeira etapa da requalificação da Orla de Ondina, mas o resultado mostra que valeu a pena todo o trabalho. Temos um dos trechos de Orla mais bonitos de Salvador, uma área muito tradicional da nossa cidade. Hoje as pessoas podem vir curtir a Orla de Salvador. Quem passava por aqui no passado tinha que disputar espaço com ônibus, carro, motocicleta. Agora tem ciclovia, uma calçada extensa, iluminação em LED. Tudo muito bonito e feito com muito capricho para a população de Salvador”, observou.

A pedagoga Lindomar Campos, 52, moradora da região há 10 anos, conta que há muito a Orla de Ondina esperava por uma obra desse porte. “Esperamos muito tempo por essa requalificação, já que as gestões anteriores nunca fizeram. Mas Neto é um prefeito de garra, de talento, trabalha muito por nossa cidade, está nos dando esse presente maravilhoso, com espaço para ciclista, pedestre, com mobilidade, iluminação muito bonita. Estamos muito gratos e honrados”, afirmou.

Infraestrutura – No local, foram realizadas obras de macro e microdrenagem, recuperados 11.200 metros quadrados de pavimentação e implantados 560m de passeio sobre a areia da praia, meio-fio em granito. A intervenção envolveu ainda a construção de baias de ônibus com piso em concreto e a requalificação das praças das Águas, Bahia Sol, Nossa Senhora de Fátima (ISBA) e do Sukiyaki. Toda a requalificação contou com elementos de acessibilidade, conforme as regras vigentes.

Praças – A Praça das Águas ganhou uma ciclovia, baia de ônibus, deque em madeira plástica e bancos de granito. Os 7.840 m² da Bahia Sol, em frente ao Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), foram completamente adaptada para acesso de pessoas com deficiência, tendo como elementos principais um deque em madeira plástica, arborização, baia de ônibus, quadra esportiva, pavimentação em piso intertravado, gravilhão vermelho e pedras portuguesas, ciclovia, bancos em granito, arquibancada e espaço infantil e de ginástica.

Situada defronte ao Instituto Social Da Bahia (ISBA), a Praça Nossa Senhora de Fátima possui área total de 5,2 mil m² e teve todo o pavimento substituído por piso intertravado, gravilhão vermelho e pedra portuguesa. Foram implantados, ainda, um deque de madeira plástica, elementos de arborização e bancos em granito.

Ainda na Avenida Oceânica, a Praça do Sukiyaki foi totalmente remodelada ao longo de seus 4,5 mil m², ganhando contenção de alvenaria, pavimentação de piso intertravado e gravilhão vermelho, requalificação das áreas verdes, alteração das baias de ônibus, implantação de muretas de concreto, guarda-corpo, ciclovia, parque infantil e bancos em concreto.

Segunda fase – A segunda etapa das obras contempla a requalificação de um trecho medindo 1,2 quilômetro, entre a Praça das Gordinhas e a Praça Orungan, na Rua José Sátiro de Oliveira. Dentre as mudanças está a ampliação do calçadão e a recuperação do canteiro central que separa as avenidas Presidente Vargas e Oceânica, promovendo também melhoria no tráfego. s melhorias, conforme anunciou o prefeito, alcançarão ainda a Avenida Adhemar de Barros e a Sabino Silva. As obras começam logo após o Carnaval, e a previsão é de que esta intervenção seja entregue ainda este ano.