Obras do Novo Mercado de São Miguel são iniciadas

Foto: Divulgação (SECOM)

Nesta terça-feira (12), começam as obras de requalificação do Novo Mercado de São Miguel, na Baixa dos Sapateiros. A ordem de serviço será dada pelo prefeito ACM Neto e pelo vice-prefeito Bruno Reis, que também é secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

Elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira, o projeto mantém a tradição do centro de compras sem abrir mão de necessidades arquitetônicas atuais, como elementos de acessibilidade e paisagismo. Sob a responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop), as obras terão duração de 12 meses e o investimento total é de R$5,1 milhões.

O novo Mercado São Miguel abrigará, numa área de 4.460 metros² – sendo 1.671 m² de espaço construído -, 28 boxes para comercialização de produtos hortifrutigranjeiros, 31 para itens diversos, 9 espaços para oferta de serviços, 6 bares/restaurantes, sanitários masculino, feminino e para pessoas com deficiência, elementos de acessibilidade, ambiente para roda de capoeira e estacionamento com vagas para até 30 veículos, além de um santuário dedicado ao culto do santo que empresta o nome ao espaço.

O projeto contempla a reforma total do mercado, especialmente da ala esquerda da estrutura, completamente destruída no incêndio ocorrido em setembro de 2017, inclusive o telhado. A parte frontal da estrutura contará com um recuo para a criação de uma área verde, que será ladeada pelo setor de serviços do equipamento, abrigando vendedores, chaveiros e outros prestadores tradicionais do espaço.

A estrutura tradicional será preservada e o mercado seguirá concentrando o comércio de ingredientes para as comidas tradicionais da Bahia, como camarão e azeite de dendê, além de utensílios e ervas indispensáveis à liturgia do candomblé.