Logo Prefeitura de Salvador

Nova Ponta de Humaitá já pode ser desfrutada pela população

 

Foto: Jefferson Peixoto (SECOM)

 

Um dos mais antigos pontos turísticos de Salvador ganhou um destaque ainda mais especial com as obras de requalificação promovidas pela Prefeitura. A nova Ponta de Humaitá foi entregue à população pelo prefeito ACM Neto. O local é conhecido por ser um dos mais belos pontos de observação do pôr do Sol.

Durante a cerimônia, que contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis, entre outras autoridades, ACM Neto destacou que a intervenção foi toda pensada respeitando a história e a característica original do lugar. 

“Esta é uma das vistas mais bonitas da Baía de Todos-os-Santos, e integra esse cartão postal de Salvador, sendo patrimônio tombado e protegido, estando permanentemente no coração dos baianos. Temos aqui o pôr do sol mais bonito da Bahia. Era uma região abandonada, que precisava de requalificação. Em breve, começaremos a requalificação da primeira etapa da Boa Viagem, seguindo esse contexto amplo de reforma de toda a orla de Salvador, valorizando toda a região da Cidade Baixa”, revelou o prefeito.

Requalificação – A intervenção custou R$ 1 milhão, somente no trecho da Ponta de Humaitá. Antes da entrega do trecho reformado, ACM Neto lembrou que a Prefeitura mantém uma atenção especial à região, bem como tem feito investimentos em toda a orla da cidade. 

As obras na Ponta de Humaitá envolveram recuperação da quadra, implantação de sanitários, áreas destinadas a uma roda de capoeira e de contemplação, recuperação de pisos do entorno da Igreja de Monte Serrat, instalação de rampas para cadeirantes, guarda-corpo ao longo da balaustrada, instalação de mobiliário urbano e a retirada do módulo de bilhetagem para descortinar a vista. 

O píer instalado na área não fez parte do projeto porque implicaria na inclusão de aspectos náuticos e manifestações da Marinha, fugindo ao escopo inicial da intervenção urbanística. Também ocorreu a requalificação do canteiro central, colocação de meio-fio em granito, pavimentação, piso intertravado, paisagismo, recuperação da alvenaria e do meio-fio no entorno da igreja. 

 

© 2022 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content