Logo Prefeitura de Salvador

Monumento de Mário Cravo é inaugurado quatro anos após incêndio

Na última quarta-feira (11), o prefeito Bruno Reis realizou a entrega de duas obras de arte que passaram a integrar o cenário da Praça Cairu no bairro do comércio. O Monumento à Cidade de Salvador feita pelo artista plástico Mário Cravo,volta a ocupar o mesmo lugar de origem,após ser reconstruído em função de um incêndio que atingiu a peça, em 2019; um outro monumento também foi entregue em homenagem às vítimas da Covid-19 encomendada pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e produzida pelo artista plástico Tatti Moreno, que morreu em 2022.

Valter Pontes/Secom

O Monumento à Cidade do Salvador, também chamado de Fonte da Rampa do Mercado, foi reconstruído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal) com fidelidade ao projeto anterior, de autoria do artista Mário Cravo Júnior (1923-2018). Os trabalhos foram desenvolvidos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) e também contou com apoio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).

Valter Pontes/Secom

O monumento em homenagem as vítimas de covid, também foi inaugurado no mesmo dia, contando com a presença de alguns profissionais de saúde que trabalharam no combate à Covid-19 na cidade. Além deles, os familiares de Tatti Moreno estiveram no local.