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Criada através da lei 7.610 de 29 de dezembro de 2008, a SUCOP, então Superintendência de Conservação e Obras Públicas, absorveu as atribuições da antiga SUMAC, SURCAP e SPJ. Durante seis anos – até dezembro de 2014 - , a autarquia ficou responsável pela recuperação da pavimentação,  das escadarias, viadutos e passarelas, micro e macro drenagem, fontes naturais e luminosas, contenção de encostas e áreas verdes, com poda e erradicação de árvores. 

Em dezembro de 2014, o prefeito ACM Neto decidiu pela criação da Secretaria de Manutenção – SEMAN- que incorporou as atribuições da SUCOP referentes a conservação e manutenção, a exemplo de micro drenagem, operação tapa-buracos, poda e erradicação de árvores, escadarias e passeios.  

A partir daí, a SUCOP, que se manteve como autarquia, agora denominada de Superintendência de Obras Públicas, passou a ficar responsável pelas obras da cidade, como aquelas de contenção de encostas, pavimentação e requalificação asfáltica, requalificação da orla, construção e reforma de prédios públicos, de unidades habitacionais, de pontes e viadutos, dentre outras. 

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