Logo Prefeitura de Salvador

Centro Histórico

A revitalização do Centro Histórico é uma das metas prioritárias da Prefeitura do Salvador para esse ano de 2022. O Prefeito Bruno Reis e gestores dos órgãos e autarquias municipais traçaram o desenvolvimento das ações a serem realizadas em Salvador nos próximos anos.


A proposta do Centro Revitalizado é promover a preservação do patrimônio histórico, arquitetônico, urbanístico e cultural da cidade. Para isso, será necessário implementar funcionalidade aos imóveis e incentivar a mobilidade ativa, por meio da diversificação do uso do solo e da descentralização da oferta de empregos e serviços na região.


O reposicionamento de Salvador como destino histórico, cultural, musical, religioso, artístico e de negócio, bem como a ampliação do tempo de permanência do turista no Centro Histórico são os principais resultados esperados. A iniciativa prevê ações como o fortalecimento do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), a melhoria na sinalização turística e a criação de atrativos e experiências na região.

Dentro desse projeto, destacam-se o Casarão dos Azulejos, inaugurado em 2020, onde está instalada a Cidade da Música, o Arquivo Municipal, na região do Comércio, em fase de conclusão e a recuperação do Mercado Modelo, cujas obras devem estar finalizadas em abril de 2023.

Na parte alta da cidade, destacam-se o Memorial das Baianas e o Museu da Misericórdia, que será entregue em 2023.

Outra região que será totalmente revitalizada é o Aquidabã.

A Estação Aquidabã, que faz ligação entre Nazaré, Sete Portas, Comércio e Barroquinha será totalmente requalificada, incluindo ações sociais permanentes na região, além da manutenção dos permissionários que atuam no local. As obras já começaram e vão trazer melhorias no sistema de drenagem, acessibilidade, opções de lazer e esporte e muito mais! E com mais essa reforma o caminho para o Centro Histórico vai ficando mais suave

MARCOS DE ENTREGA


● Junho de 2022 – Obra de construção da Casa das Histórias, Centro de Interpretação do Patrimônio e Arquivo Público Municipal concluída;


● Julho de 2022 – Sinalização turística no Centro Antigo, Stella Maris, Flamengo e Ipitanga implantada;


● Novembro de 2022 – Obra de requalificação do Palco dos Poetas / Praça Castro Alves concluída;


● Dezembro de 2022 − Projeto de Requalificação do Centro Histórico − Rua Forte de São Pedro elaborado;


● Dezembro de 2022 − Projeto de Requalificação do Centro Histórico − Programa de Habitação elaborado;


● Dezembro de 2022 – Sinalização turística na Península de Itapagipe implantada;


● Dezembro de 2023 – Complexo Cidade da Música da Bahia entregue;

© 2022 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content