Prefeitura entrega obras em São Tomé de Paripe e Periperi

Com ações realizadas no último sábado (11), a Prefeitura de Salvador, através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), beneficiou duas localidades do Subúrbio Ferroviário: São Tomé de Paripe, com a entrega da encosta da rua do Alto da Igreja e Periperi, com a entrega do campo Daniel Além. Ao lado do prefeito ACM Neto, que presidiu a cerimônia, estiveram presentes gestores municipais, vereadores, lideranças comunitárias e moradores.

Com investimento de R$ 1,7 milhão por meio de recursos do Ministério das Cidades, a contenção da encosta da rua do Alto da Igreja foi feita em uma área total de 4,2 mil metros. A obra constou de drenagem em 2,6 mil metros da área e aplicação de 2 mil metros cúbicos de concreto, 3 mil metros quadrados de solo grampeado e 50 metros de escadarias drenantes, além de serviços de limpeza e pavimentação.

A medida, comenta o superintendente da Sucop, Almir Melo Jr., atende a uma demanda da comunidade e soluciona um dos problemas históricos da região, beneficiando dezenas de moradores.

O Campo Daniel Além, cuja obra teve o custo de R$477 mil, passou por intervenções na alvenaria e contenção, iluminação, troca de trave, nivelamento do piso e colocação de alambrado. Desde 2013, a Prefeitura já recuperou 143 campos e quadras distribuídos em diversos pontos da cidade, com um investimento de R$ 15 milhões. Até o final do ano, serão entregues 200 espaços completamente requalificados.

Além dessas duas intervenções, a prefeitura autorizou o início das obras de urbanização da Comunidade Guerreira Zeferina (Cidade de Plástico), em Periperi. A principal ação na área social será a reurbanização total da comunidade, que vai beneficiar pouco mais de 250 famílias.

Ficou definido em conjunto que, na área de mais de 20 mil m², serão realizadas implantação das redes de água, esgoto e drenagem pluvial, além de construção de 257 unidades habitacionais de dois e de três quartos, alguns deles adaptados para idosos e pessoas com deficiência.

Já o trabalho social envolve todas as famílias da comunidade. Será feito o trabalho de acompanhamento, iniciado com a relocação dos moradores durante o período da obra, monitoramento e avaliação da ação e promoção de cursos de qualificação e geração de emprego e renda.