Cidade de Plástico dá lugar a projeto habitacional em Periperi

As obras de requalificação na comunidade Guerreira Zeferina, mais conhecida como Cidade de Plástico, localizada no bairro de Periperi, já começaram. No momento estão na fase de terraplenagem, que é o passo inicial para execução das obras, que são supervisionadas pela Superintendência de Obras Públicas – Sucop. Com uma área de 22 mil metros quadrados, o projeto prevê construções de 10 prédios, totalizando 257 unidades, pavimentação das ruas, dois campos de futebol, área de lazer e estacionamentos.

Das 257 residências, 237 serão apartamentos de dois e três quartos e um prédio em formato de sobrado com 20 unidades habitacionais com dois quartos com adaptações de acessibilidade. Haverá também uma creche que será construída pela Secretaria Municipal de Educação.

Com um nome que causa bastante curiosidade, a comunidade ficou conhecida como Cidade de Plástico em função do material que era utilizado para levantar algumas “moradias”, como lonas e garrafas pet. Todos esses barracos foram demolidos para dar lugar às novas habitações e os moradores recebem da Prefeitura Aluguel Social enquanto durar a intervenção. A obra de requalificação custará em torno de R$17 milhões e foi iniciada em 04 de julho deste ano. A conclusão está prevista para dezembro de 2017 e beneficiará todos os antigos moradores já cadastrados.

O objetivo principal do programa é proporcionar uma qualidade de vida melhor para estes moradores que viviam em uma situação de extrema carência, explica o superintendente da Sucop, Almir Melo Jr. E essa é a tônica imprimida pela administração ACM Neto, de resgatar a autoestima do soteropolitano, com execução de obras e programas reivindicados há muito tempo pela população, a exemplo do programa Morar Melhor, construção de campos e quadras em todos os bairros de Salvador, requalificação das orlas, dentre dezenas de outros projetos de igual importância. Vale destacar a obra de requalificação da Baixa Fria, modelo semelhante à Cidade de Plástico com construção de unidades habitacionais para pessoas carentes. Trata-se de projeto antigo que estava engavetado e que foi executado pela atual administração.