Contenção de Encostas

Contenção de encostas é uma das mais importantes atribuições da Sucop. Nos cinco anos de administração ACM Neto, a autarquia realizou mais de 40 obras de proteção e contenção de encostas em diversos bairros da cidade. Destas, 36 foram executadas com recursos próprios e as demais com recursos provenientes de convênios. Foram investidos R$43 milhões com recursos da própria Prefeitura.

Dentre essa obras, merece destaque a rua Engenheiro Austricliano, conhecida como Ladeira do Cacau, que teve custo total de R$ 7milhões com recursos municipais. Essa ladeira ficou interditada por dois anos e só na atual administração o problema foi resolvido, sendo reaberta ao público em 2016.

Além da pavimentação e da implantação de nova rede de drenagem, a obra englobou contenção de encosta, solos grampeados, alvenarias de arrimo e cortina atirantada. O trabalho incluiu também a implantação de guarda-corpos e a construção de meio-fio, passeio com piso tátil, 22 escadarias e dez unidades habitacionais para abrigar os moradores que habitavam em casas em situação de risco.

Outra grande obra de contenção realizada pela Sucop é a encosta do Barro Branco, na avenida San Martin, após grave deslizamento de terras, em abril de 2015.