Obras de requalificação da Rua São Cristóvão avançam

Avenida

Foto: Bruno Concha (SECOM)

Uma das principais vias de acesso ao Aeroporto e Litoral Norte, a Avenida São Cristóvão segue com obras de macrodrenagem e pavimentação crescentes. As intervenções alcançaram cerca de 20% dentro da proposta de requalificação de um quilômetro da via. A 1ª Travessa 3 de Maio, que terá mais de 650 metros requalificados, está com mais da metade das obras concluída.

A região contava com um sistema de macrodrenagem antigo e insuficiente para atender as demandas do local gerando constantes alagamentos no período chuvoso. Com realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), o projeto determina a criação de mais dois canais para melhor escoamento da água da chuva. Com ordem de serviço assinada em janeiro de 2019 e início imediato das obras, a previsão para conclusão e entrega está para dezembro deste ano o que resultará numa duração de 12 meses. O investimento é superior a R$9,9 milhões.

Também serão promovidos serviços como a colocação de piso intertravado, instalação de ciclovias na via central e iluminação de LED para melhorar a qualidade de vida da comunidade e dos transeuntes.

Outra grande ação realizada pela Prefeitura na área de mobilidade em São Cristóvão é a criação de um binário viário. A medida possibilitou o sentido único na Avenida Aliomar Baleeiro (sentido shopping) e retorno pelas ruas Lauro de Freitas e 3 de Maio, sentido Estrada Velha do Aeroporto, melhorando a fluidez do tráfego na região.

O projeto, desenvolvido pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e executado pela Sucop, também englobou a requalificação asfáltica destas vias, além de implantação de sinalização horizontal e vertical. O investimento foi de R$424 mil.