Logo Prefeitura de Salvador

Previsão de recuperação da “gordinha” Mariana é até o fim do mês

Foto: Jefferson Peixoto (SECOM)

A equipe da Superintendência de Obras Públicas (Sucop) iniciou na sexta-feira, 10/05, os preparativos para fazer o reforço da estrutura da estátua Mariana, que integra o conjunto Meninas do Brasil, conhecido como “As Gordinhas de Ondina”, localizado na Praça Eliana Kértesz. A escultura tombou em função da oxidação da base de ferro. 

O monumento foi envolvido em um plástico-bolha, cercado com tapume e será deslocado para uma área vizinha, sendo deitado em uma espécie de berço de areia para o início dos reparos da base da estrutura. A previsão de conclusão dos trabalhos é até o final de maio.

A queda ocasionou arranhões na estátua de Mariana, por esse motivo,  a Fundação Gregório de Mattos (FGM) também fará restauros na peça que, assim como as estruturas Catarina e Damiana, integram o conjunto das “gordinhas”, de autoria da artista plástica Eliana Kértesz. 

Durante a primeira etapa de requalificação da orla de Ondina, a estátua de Damiana precisou ser retirada do local para obras de drenagem, desta forma, sua estrutura de base permanece intacta e sem necessidade de reparação. Já em relação à escultura de Catarina, técnicos da FGM e da Sucop irão avaliar a sustentação da estrutura de ferro para definir possíveis reparos.  

Todo o monumento das “Gordinhas” já havia sido restaurado esteticamente pela FGM em outubro de 2018, em função do desgaste provocado pelo tempo e também pelo vandalismo. Entretanto, não haviam sido feitas intervenções na base estrutural.  

 

© 2022 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content