Encosta é entregue aos moradores de Bom Juá pela Prefeitura

Foto: Max Haack (Secom)

Os moradores da Rua Bom Juá já podem deixar no passado o medo e a insegurança provocados pelos constantes deslizamentos na região em época de chuva. O prefeito ACM Neto e o vice e secretário de Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, entregaram na última sexta-feira (12) uma das maiores contenções de encostas realizadas pela Prefeitura. A estrutura possui 6.630 metros quadrados de área e beneficiará diretamente cerca de 500 famílias que possuem casas próximas ao local.

“Foi uma espera de quase 30 anos da comunidade. Sabemos o quanto o efeito das chuvas causa tensão e angústia aos moradores. Essa região, no passado, já houve vítimas fatais. Por aqui, foram quase 30 milhões na contenção das principais encostas e essa é uma das maiores que a Prefeitura está entregando hoje”, pontuou ACM Neto.

Na ocasião, também foi assinada a ordem de serviço para requalificação da escadaria e instalação de corrimão na localidade, dando mais acessibilidade e segurança para quem vive no topo da encosta.

A obra de contenção englobou a recomposição de talude e aplicação da técnica de cortina atirantada para evitar deslizamentos de terra. A intervenção é a quarta a ser entregue na região, com investimento de R$ 9,5 milhões. No entorno da localidade já foram inauguradas contenções na Rua Henrique Marques e Rua do Ocidente, ambas na comunidade do Marotinho, e outra Rua José Sales, em Fazenda Grande do Retiro.

Com a contenção da Rua do Bom Juá, já são 65 estruturas do tipo entregues pela Prefeitura na capital baiana nos últimos sete anos, totalizando R$ 85,8 milhões em investimentos. Outras 20 contenções já estão em execução na cidade. “A cidade de Salvador está ficando cada vez mais segura para enfrentar o período das chuvas e, com as intervenções nas áreas de risco, estão sendo preservadas mais vidas na cidade”, destacou Bruno Reis.