Famílias da Fazenda Grande do Retiro estão sendo assistidas pela Sempre

Os moradores das casas com rachaduras, situadas na Rua Candinho Fernandes, em Fazenda Grande do Retiro, estão sendo assistidos pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). O órgão recebeu a solicitação de auxílio moradia para 14 famílias, sendo que uma dessas pessoas já tinha o benefício ativo.

O repasse dos valores para a instituição financeira, beneficiando as 13 famílias que ainda não tinham benefício ativo, foi realizado na quarta-feira (20). A Defesa Civil de Salvador (Codesal) é o órgão responsável em definir por quanto tempo as famílias receberão o auxílio no valor de R$ 300 por mês.

Nos casos em que a Codesal apontar a necessidade de evacuação temporária dos imóveis, o pagamento será feito por três meses. Quando a vistoria informa a necessidade de realocação ou demolição (a exemplo de quando há desabamento total ou parcial) o pagamento é realizado por até um ano.

Ao cessar o período de pagamento, se a família ainda não puder retornar para a residência com segurança, a orientação é que seja solicitada outra vistoria por meio do número 199. Se constatada a continuidade do risco pela Codesal, o prazo de pagamento do benefício é prorrogado para que o cidadão não retorne à condição de vulnerabilidade. Essa prorrogação é assegurada pelo Decreto Municipal Nº 27.253, de 23 de maio de 2016.

Equipes da Superintendência de Obras Públicas (Sucop) continuam realizando vistoria na Rua Candinho Fernandes para identificar a causa das rachaduras nos imóveis. Tão logo for identificado, o motivo será comunicado à população.

Vulnerabilidade – O auxílio moradia é destinado aos cidadãos e às famílias em situação de vulnerabilidade social temporária e risco social, com inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico). A Sempre encaminha os cadastros dos beneficiários para a inclusão em programas habitacionais, mas não interfere na seleção.

Fonte: SECOM