Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura vai investir R$45 milhões para recuperação de 80 km de vias

Foto: Valter Pontes (Secom)

 

Mais 80 km de ruas em Salvador passarão por intervenções que envolverão recapeamento, pavimentação e abertura de novas vias, a serem realizadas pela Prefeitura. A ordem de serviço para início das obras foi assinada na última terça-feira (22) pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, demais gestores e autoridades municipais e imprensa, no Palácio Thomé de Souza. 

O prefeito destacou que mais de 50 localidades receberão investimento com a ordem de serviço. As vias foram escolhidas de acordo com levantamento feito pelas Prefeituras-Bairro, acompanhadas pela Seinfra, através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop) e Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), de acordo com o nível de prioridade na intervenção. “São importantes bases de tráfego que serão requalificadas pela Prefeitura, com o objetivo de melhorar a condição de mobilidade, de dar mais segurança no tráfego e de garantir essa base permanentemente cuidada”, afirmou ACM Neto. 

As obras de recapeamento atingirão 43 vias, dentre elas as ruas Direta de São Marcos (São Marcos), Carlos Gomes (Centro), Edgar Santos (Narandiba) e Silveira Martins (Cabula), além das avenidas Barros Reis (Retiro), Manoel Dias da Silva (Pituba) e Luiz Eduardo Magalhães. Já a correção de esbojamento (ondulações no asfalto) será feita em locais de intenso tráfego, como sinaleiras e pontos de ônibus, sendo que estes últimos receberão piso intertravado.   

Novas ruas – Além disso, será feita a pavimentação e abertura de novas vias, que facilitarão a mobilidade da população. Dentre as ações estão a implantação das ligações entre a Avenida Barradão e Jardim Nova Esperança, Nova Brasília à Avenida 29 de Março, São Gonçalo à Rua Direta do Arraial do Retiro, Jaguaripe I à Avenida 29 de Março e Coração de Maria à Ceasa I, II e III. 

O vice-prefeito ressaltou que, com estes investimentos, a Prefeitura chega a 655 km de vias recuperadas e 65 km de novas pistas implantadas de 2013 até o fim deste ano, com investimento total que supera os R$500 milhões em recursos próprios. “Nunca se investiu tanto na melhoria da malha viária da cidade como nos últimos seis anos e meio. Isso representa uma melhor mobilidade, uma cidade mais organizada, com trânsito fluindo de maneira mais tranquila, e quem ganha com isso é o cidadão, que passa a ter mais qualidade de vida”, destacou Bruno Reis. 

Demais ações – Além da recuperação de mais 80km de vias, a Prefeitura também vem investindo em outras obras em importantes vias de tráfego e de mobilidade em Salvador. Três delas são a Avenida São Cristóvão, a Via Regional e a Rua do Curuzu, com intervenções em andamento. 

Recentemente, foi entregue a Avenida Miguel Calmon, que recebeu conceito de Rua Completa, e seguem a pleno vapor as obras de implantação do BRT, que envolve a recuperação asfáltica e construção de novos viadutos. Dentre as vias novas e recuperadas, já foram entregues as avenidas Dois de Julho, Mãe Stella de Oxóssi, ACM e Afrânio Peixoto (Suburbana), dentre outras.

 

Fonte: Secom

 

© 2022 Copyright: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT)
Skip to content