Obras no Canal do Paraguari são iniciadas pela Prefeitura

A requalificação do Canal do Paraguari, em Periperi, teve as obras iniciadas pela Prefeitura nesta quarta-feira (20). A ordem de serviço para início imediato da primeira etapa da intervenção foi assinada na Rua da Glória pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, demais autoridades, lideranças comunitárias e população.

Foto: Valter Pontes (Secom)

A primeira etapa da requalificação, que atinge uma extensão de 925 metros de rio e tem previsão de duração de oito meses, vai contemplar a implantação de patamares de 2,80m, constituídos por lajes pré-fabricadas em ambos os lados do canal. O local também terá travessias para pedestres sobre o canal a cada 60m de extensão e nova iluminação pública com luminárias em LED.

O entorno do rio será beneficiado com revestimento asfáltico das vias que margeiam o canal e com a construção de um espaço público de convivência e lazer sobre o trecho inicial do canal, com o revestimento em piso intertravado e implantação de pergolados, bancos, paisagismo e acessibilidade. Assim como a Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), o Paraguari também ganhará ciclovia e as duas praças da Rua da Glória serão recuperadas.

Com um investimento de R$ 14.728.235,54, oriundos de recursos próprios, a obra será realizada pela BSM com coordenação da Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop), vinculada à Seinfra.

De acordo com o vice-prefeito e secretário da Seinfra, Bruno Reis, a licitação para a segunda etapa da requalificação está prevista para ser lançada em dezembro próximo. O projeto prevê barragem de contenção para regular a contribuição das águas que chegam ao canal. As duas etapas totalizam quase R$30 milhões em investimentos.

Fonte: SECOM