Tráfego na Avenida Joana Angélica fica mais fluido após requalificação

Foto: Valter Pontes (Secom)

Uma das principais vias de tráfego e de comércio de Salvador tem novo clima após intervenção realizada pela Prefeitura. A Avenida Joana Angélica, em Nazaré, foi entregue completamente requalificada na última terça-feira (22), com a presença do prefeito ACM Neto.

O prefeito ressaltou a importância dessa intervenção na Joana Angélica pelo papel de integração que a avenida desempenha no centro da cidade, recebendo pessoas de todos os 170 bairros da capital. Afinal de contas, a via está próxima às estações de metrô e ônibus da Lapa, da Arena Fonte Nova, de órgãos públicos e do Centro Histórico, além de reunir grande número de prestadores de serviço, shoppings e comércio de rua.

“Essa obra foi pensada especialmente depois da experiência que vivemos com a pandemia. Um dos aprendizados é de que é fundamental priorizar o espaço público e valorizar o pedestre, dar condições para pessoas transitarem com segurança e conforto nas ruas. Aqui na Avenida, diminuímos o espaço do veículo para dar espaço ao pedestre, valorizando também o ambulante que terá a atividade muito mais organizada, evitando as aglomerações que vimos, inclusive, durante a pandemia”, declarou o prefeito.

Com duração de quatro meses e investimento de R$1,5 milhão, com recursos próprios, as obras tiveram o intuito de modernizar e adequar os fluxos de pedestres e veículos às novas necessidades urbanas e sociais. As intervenções também englobaram o ordenamento de ambulantes, que ganharam novos espaços e com distanciamento seguro entre eles, e a circulação de pessoas.

Demais melhorias – No local foram promovidos serviços de fresagem do pavimento, demolição do passeio, implantação de Zona Azul, sentido único para Nazaré, implantação do novo asfalto e sinalização. Com isso, o cenário de desorganização e constantes congestionamentos no local fará parte do passado.

As mudanças foram aprovadas por moradores e frequentadores da Joana Angélica, como a funcionária pública Camila Carvalho. Ela contou emocionada que o sonho da avó, Zilda, moradora há muitos anos da localidade, era ver a avenida requalificada. “Ela sempre dizia que ia pedir a alguém da Prefeitura para ver se podia fazer alguma coisa na rua onde morava. Se estivesse viva, ela ficaria bastante feliz e realizada com essa ação”, disse.

Mudança no trânsito – Com a requalificação, os condutores que faziam o percurso para a Praça da Piedade oriundos de Nazaré seguem pela Rua do Carro, ao lado do Fórum Ruy Barbosa, para descer a Rua Professor Hugo Baltazar da Silveira e acessar o Dique do Tororó, seguir para o Vale dos Barris e subir para a Rua Direita da Piedade.

Já os motoristas que têm como destino o Tororó entram na Rua Junqueira Freire, que é transversal à Rua do Tinguí, passam pela Praça Duque de Caxias e sobem a Ladeira da Mouraria. Na Joana Angélica novamente, eles chegam ao Tororó através das ruas Francisco Ferraro ou José Duarte.

Os ônibus que circulam pela Joana Angélica, sentido Praça da Piedade, também tiveram os itinerários modificados devido às obras de requalificação. Os veículos passaram a acessar a Rua Tingui, Largo do Campo da Pólvora, Rua Professor Hugo Balthazar da Silveira, Boulevard América, Rua José Leonildo de Sena, Avenida Vasco da Gama (Dique do Tororó), Vale do Tororó, Vale dos Barris, Rua Clóvis Spínola, Rua Direita da Piedade, Rua Portão da Piedade, retorno em frente à sede da OAB-BA e Rua Direita da Piedade, seguindo então o itinerário normal.

Fonte: Secom