Requalificação do Largo da Lapinha e Pavilhão 2 de Julho

O mês de Julho em Salvador começou com ganho em dose dupla, a requalificação do Largo da Lapinha e do Pavilhão 2 de Julho em celebração ao bicentenário da independência.A inauguração, que contou com a presença do prefeito Bruno Reis e de autoridades municipais e estaduais, foi realizada na véspera do desfile cívico em celebração à Data Magna da Bahia, que ocorreu neste domingo (1) com saída a partir das 8h da manhã do Largo da Lapinha.

As obras foram realizadas em um tempo recorde de apenas 3 meses.O projeto arquitetônico foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e as intervenções ficaram a cargo da Superintendência de Obras Públicas (Sucop). O trabalho de restauração das carruagens e das imagens do Caboclo e da Cabocla, por sua vez, foi executado pelo artista plástico, restaurador e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) José Dirson Argolo.

O prefeito afirmou que as obras foram realizadas em tempo recorde e que o conjunto de entregas da Prefeitura valoriza a história de luta pela consolidação da Independência do Brasil, que aconteceu com o 2 de Julho.

Betto Jr

O secretário Bruno Monteiro destacou a união de Prefeitura e Governo do Estado  para a preservação da história. “Para nós, do governo, estarmos aqui juntos com a Prefeitura inaugurando o largo e o pavilhão tem um simbolismo muito grande. A história pertence ao povo. A história se constrói assim também, com os símbolos, a favor da preservação da nossa história”, salientou.

Contrapartida, o pavilhão não seja um acervo  tombado e nem esteja localizado em um sítio reconhecido como patrimônio, a estrutura possui valores históricos, arquitetônicos e artísticos que merecem ser preservados. Na fachada frontal do imóvel foram retiradas camadas de tinta que estavam descaracterizando as formas do relevo original. Foram realizadas a repintura e a instalação de iluminação cênica na fachada. A ideia foi dar ao pavilhão, que foi construído em 1918, uma arquitetura contemporânea que estabelecesse um diálogo harmonioso com a história de mais de um século atrás.

Betto Jr

Também aconteceu a inauguração da reforma do largo da lapinha  que é  ponto de partida do desfile cívico do 2 de Julho. A obra, executada pela Secretaria de Manutenção (Seman), englobou substituição de piso, implantação de totens com informações e ilustrações sobre os principais personagens e eventos da Independência.

fonte: Agências de notícias